O que faz o Diretor de Fotografia?

O Diretor de Fotografia interpreta com imagens o roteiro cinematográfico. Sob a orientação do Diretor Cinematográfico, mantém o padrão técnico e artístico da imagem; durante a preparação do filme, seleciona e aprova o equipamento adequado ao trabalho, indicando e/ou aprovando os técnicos e assistentes sob sua orientação, testa os equipamentos, examina e aprova locações interiores e exteriores. Nas filmagens orienta o Operador de Câmera, Assistente de Câmera, Eletricistas, Maquinistas e supervisiona o trabalho do Continuísta e do Maquiador, sob o ponto de vista fotográfico; no acabamento do filme, quando conveniente ou necessário, acompanha  a marcação de cor.

O diretor de fotografia pode optar, ou não, por opera a câmera cinematográfica, enquadrando as cenas do filme, indicando os focos e os movimentos de zoom e câmera.

Renata Fortes, aluna do Porto Iracema das Artes, assumiu a direção de fotografia do curta “Terral” e apresentou suas principais referências fotográficas aos diretores e equipe:

Sobre Renata Fortes

Comunicóloga, formada pela Universidade Federal do Piauí com especialização em Direitos Humanos pela Faculdade Adelmar Rosado. Tem experiência em assessoria de imprensa, social media e produção audiovisual. Fez o Percurso de Câmera no Porto Iracema e o curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes. Atua como freelancer na área de produção cultural e marketing.