Terceiro módulo do PREAMAR Audiovisual –  Programa de Realização de Filmes da Escola. A turma, dividida em duas equipes de realização de dois curtas-metragens distintos, definem os aspectos de produção, logística, locações e orçamentos dos filmes.

EMENTA

A etapa de pré-produção de um filme é uma organização sistemática de como serão conduzidas as filmagens. Por mais que essa organização varie de filme para filme, de diretor para diretor, ela sempre é necessária, em maior ou menor grau, pois, sendo o cinema uma arte coletiva, é preciso contar com a disponibilidade e organização não só da equipe, mas também dos atores e também de terceiros que cedem locações, objetos de cena, figurinos, etc. Sem que haja um cronograma, análise técnica e uma divisão eficiente de planos por dia, não é possível dar conta de todos os detalhes de produção de um filme. Assim, a pré-produção se ocupará destes pormenores técnicos de organização, que, quanto mais desenvolvidos estiverem, menor será a dor de cabeça durante a produção.

Os alunos trabalham nos mapas de som e produção de cada filme, com acompanhamento de Carol Louise. Foto de Alan Sousa

 

Tutoria de Caroline Louise

Produtora cultural com atuação em cinema e audiovisual. Membro do grupo Marrevolto. Fez parte do coletivo Alumbramento entre os anos de 2010 e 2017. Atuou como produtora executiva e diretora de produção em vários longas e curtas-metragens premiados. Seus projetos tiveram repercussão em festivais brasileiros e internacionais, como “Estrada para Ythaca” (2010), “Os Monstros” (2011), “Dizem que os cães veem coisas” (2012), “Odete” (2012) e os mais recentes ” O Último Trago” (2016) e “Inferninho” (2018).