Segundo módulo do PREAMAR – Programa de Realização de Filmes da Escola. A turma, dividida em duas equipes, cada uma com um roteiro, desenvolve todos os detalhes conceituais de direção, fotografia e arte de cada filme. Aqui, é o momento de encontrar o tom e a atmosfera que envolve cada obra.

EMENTA

Este é um curso teórico-prático voltado para o desenvolvimento estético cinematográfico. Durante o curso serão apresentadas ferramentas para que o amadurecimento dos projetos dos alunos, assim como a investigação de referências fílmicas, textuais e imagéticas para a compreensão do tom e da atmosfera, aproximando-se do tema de cada filme. Também serão abordados o processo de decupagem e a construção das ferramentas de linguagem que serão utilizadas em cada curta, definindo sua proposta estética a partir da visão dos diretores em parceria com suas equipes.

OBJETIVOS

• Apresentar diferentes estéticas cinematográficas;
• Discutir os elementos que compõem a imagem cinematográfica;
• Auxiliar os diretores na reforma de suas propostas de direção;
• Aprofundar e encontrar soluções para os projetos apresentados pelos participantes;
• Desenvolver a decupagem de cada projeto.

Exercício de direção com a turma do filme “Terral”. Foto de Alan Sousa

 

Exercício de direção com a turma do filme “Há Números Que Sonham”. Foto de Alan Sousa

 

Tutoria de Samuel Brasileiro

Samuel Brasileiro é diretor e roteirista cearense responsável por filmes como “Lição de Esqui” (2013), “O Animal Sonhado” (2015), “Biquini Paraíso” (2015) e as séries “Os Herdeiros” (2016 – ) e “Lana & Carol” (2019 – CANAL FUTURA) além de ser roteirista do longa-metragem “Pacarrete” (2019).