Primeiro módulo do PREAMAR – Programa de Realização de Filmes da Escola. Aqui, os estudantes que passaram para essa etapa da formação básica recebem os roteiros escritos durante o Ateliê de Escrita Dramática e discutem sua pesquisa e ajustes necessários com auxílio dos roteiristas e um tutor, além da divisão das equipes e suas funções dentro da realização de uma filme.

EMENTA

O curso tem como objetivo se aprofundar nos elementos fundamentais da escritura cinematográfica (ideia, tema, conflito, personagens, gêneros dramáticos e modelos estruturais) a fim de que os participantes possam trabalhar no segundo tratamento do roteiro. As aulas abordam uma metodologia de realização que correspondem ao período de pré-produção, fazendo com que seja definida a equipe de trabalho dos curtas-metragens e que cada estudante entenda o seu papel dentro da função profissional que lhe corresponde na equipe. De caráter imersivo e teórico-prático, o curso também estará pontuado por exercícios específicos de escritura e formato. O aluno ficará apto a trabalhar no processo de pré-produção de um filme, entendendo que o roteiro pode ser melhorado, estudado e todo o processo de filmagem deve ser planejado para minimizar os erros e problemas que poderão surgir.

CONTEÚDO

Introdução a estrutura narrativa de um curta-metragem. Um curta não é um longa-metragem. Exibição de fragmentos de filmes para ilustração. Análise dos dois roteiros, Exercícios de reescritura do roteiro a partir do que foi debatido em sala de aula. Compreensão da unidade temática das obras, reconstrução da escaleta. Construção do personagem, biografia e conflito dos roteiros. O que é uma equipe de cinema? O que faz cada departamento cinematográfico. Pitching e defesa dos estudantes que querem dirigir cada história. Divisão de grupos. Análise de construção estética a partir dos roteiros trabalhados. Gênero dramático: de que forma eu conto uma história. Abordagem criativa, escolha de locação, ponto de vista e interpretação de atores. Entrega da segunda versão dos roteiros.

Jennifer defendendo sua proposta estética para o filme “Há Números Que Sonham”. Foto de Alan Sousa

 

Cartaz produzido pelos alunos com características estéticas do filme “Terral”. Foto de Alan Sousa

 

Tutoria de Samuel Brasileiro

Samuel Brasileiro é diretor e roteirista cearense responsável por filmes como “Lição de Esqui” (2013), “O Animal Sonhado” (2015), “Biquini Paraíso” (2015) e as séries “Os Herdeiros” (2016 – ) e “Lana & Carol” (2019 – CANAL FUTURA) além de ser roteirista do longa-metragem “Pacarrete” (2019).