experimentação e processo criativo

 

O PREAMAR de Artes Visuais 2019 propôs um aprofundamento das pesquisas dos estudantes que passaram pelo percurso de Artes Gráficas e um ou outro estudante que, por meio de convite e avaliação, vieram de outros percursos de anos anteriores. Os participantes deste Preamar apresentaram seus projetos iniciados nos percursos para que pudessem mergulhar num processo criativo e de experimentação por meio de trocas, referências teóricas, exercícios práticos e partilha com todo o grupo e com os orientadores/professores.

 

Ao longo de três meses os participantes desenvolveram, ajustaram ou até modificaram seus projetos para chegar ao momento de partilha com o público que foi a realização da exposição “Pequenas invenções para existir no mar“, que ficou em exibição de dezembro de 2019 a março de 2020, no hall do café da Escola Porto Iracema das Artes. Em 2019, a Escola teve como eixo norteador e transversal de suas atividades o tema “Poéticas da existência“. 

O Programa teve um total de 90 horas/aulas, além das horas não computadas de criação e vivências na escola e fora dela, quando os alunos se envolviam com a produção e montagem dos seus trabalhos. Além disso os alunos ainda foram convidados para uma Roda de Conversa, no mês de fevereiro (?),  aberta ao público onde tiveram a oportunidade de partilharem seus processos criativos.

 

O programa Preamar de Artes Visuais 2019 se estruturou da seguinte forma:

 

Correr risco no campo expandido | Sabyne Cavalcante

Fincar raízes ramificar: exercícios e processos de criações artísticas | Simone Barreto

Abrigo: quando o mundo é desenho | Jared Domício

Curadoria e expografia | Waléria Américo

 

Sobre o PREAMAR

O programa tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica da Escola: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Fotopoéticas. A proposta é compor equipes de alunos que passaram pelo Porto para se engajarem em projetos de criação de vídeos de ficção e documentários, montagens de peças, ensaios, exposições e outras práticas, sob a tutoria de profissionais de carreira consolidada.

Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.

(Fotografia de experimentação e processo criativo dos alunos, por Sabyne Cavalcanti)