O que é uma Proposta de Direção?

É um documento de responsabilidade da direção do filme. Nele, há a percepção do diretor ou diretora sobre a obra e inclui um detalhamento dessa visão através de referências fílmicas e fotográficas, da descrição do tom e da atmosfera do filme, recursos estilísticos e de linguagem que poderão ser utilizados, proposta de elenco, pesquisa para a direção de arte, storyboard e, também, as relações pessoais e subjetivas do artista com a temática do filme. Este arquivo tem a finalidade de nivelar as informações e intenções criativas do diretor para toda a equipe.

Carol Cavalcante e Alison Emanoel, estudantes do Porto Iracema das Artes, concorreram, como uma dupla, para assumirem a direção do filme “Terral”. Cada concorrente apresentou à turma, professores e coordenação uma proposta de direção que detalhava sua visão sobre o filme. Abaixo, apresentamos a proposta de direção escolhida, que posteriormente foi sendo modificada para atender melhor às necessidades do filme e suas condições de realização:

ELENCO:

Katiana Monteiro

Pedro Domingues:

Leuda Bandeira:

Nicoly Mota:

Raphael Souma:

Sobre Carol Cavalcante

Administradora e Especialista em Engenharia de Produção, há alguns anos encontrou como forma terapêutica o Canto e entendeu que o seu lugar também era na arte. Quase foi professora de literatura e investe há anos em escrita literária. Sempre apaixonada por Cinema, decidiu fazer o Princípios Básicos em Audiovisual com habilitação em Som para agregar aos conhecimentos já adquiridos. No processo, dirigiu o curta Terral e entendeu que o trabalho no Cinema é mais que importante, é árduo, mobilizador social, político e mexe com o coração de quem faz e de quem assiste. Atualmente estuda para ser atriz e está envolvida em alguns projetos locais como produtora.

Sobre Alison Emanoel

Artista cearense, de 20 anos, graduando em Licenciatura em Teatro no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Formado pelo Curso Profissionalizante Para Atores: Oficina Teatral do Grupo Arte de Viver, Oficina de Interpretação/Direção de Atores Para Cinema com Walter Lima Jr, Workshop de Interpretação Para TV e Cinema com Marcélia Cartaxo, entre outros. Coleciona entre os principais trabalhos teatrais “Descendentes”, “Aladim e o Pé de Caju”, “De Tudo Fica Um Pouco”, “Orisun” “O Amor e o Diabo”, “Ali, O Musical” e “Hey, Jude – O Muiscal”. No audiovisual protagonizou os curtas-metragens “Oração Ao Cadáver Desconhecido” de Sávio Fernandes e “O Som da Tua Voz” de Rodger Lucas, além da participação na série de TV “Lana e Carol” da Deberton Filmes. Como realizador audiovisual, dirigiu seu primeiro curta-metragem “Terral” na formação do Percurso Básico de Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes.